Embreagem em dia economiza gasolina

Um erro comum de muitos pilotos é maltratar o cabo da embreagem e o próprio conjunto de platô e discos. Além de desgastar as peças, isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos, pois a embreagem administra a força que o motor envia à roda e quando ela está acionada, o motor gira, mas é incapaz de movimentar a moto.

Esse movimento de acionamento pelo cabo de comando provoca atrito entre discos e platô, mas não gera potência transmitida à roda e por conta deste “esfrega-esfrega” de peças o desgaste prematuro é inevitável. Com algumas dicas básicas, saiba como evitar este problema.


Queima de embreagem


Quanto menos tempo a mão estiver apertando o manete de embreagem é melhor. Muitos pilotos por preguiça ou falta de conhecimento, em vez de colocar o câmbio em ponto NEUTRO (“ponto morto”) durante a parada mais prolongada, preferem deixar a mão apertando o manete de embreagem, essa ação causa o desgaste.

Pecado maior comete quem tem o vício de elevar os giros do motor e ao mesmo tempo acionar a embreagem, a tal “queimada de embreagem”. Como na grande maioria das motos os discos trabalham mergulhados em óleo, o resultado não será apenas desgaste, mas também a contaminação do óleo.


Folga no manete


É sempre necessário que haja uma pequena folga no manete, algo entre 2 a 5 mm, de modo que a ação da embreagem não ocorra no limite do curso, ou seja, a embreagem não pode estar exageradamente “alta” e tampouco “baixa”.

Toda a moto é dotada de um fácil sistema de regulagem do cabo, na saída do manete. Também é possível fazer a regulagem na parte do cabo que se encontra com a alavanca de acionamento situada no cárter. De tempos em tempos a regulagem é necessária, pois, como visto, o desgaste faz parte do jogo. O que não pode é andar com a embreagem desregulada, pura preguiça que custa caro.


Como saber se a embreagem está gasta


Quando a embreagem está gasta ela dá “avisos” claros, como a conhecida “patinada” (quando o manete é solto e mesmo assim parece estar ainda acionado), ou quando ocorre um endurecimento visível no acionamento.

Vibrações são outro forte indício de que algo não vai bem, assim como ruídos estranhos, uma espécie de “mugido” que ocorre principalmente quando o motor está frio, diminuindo quando a temperatura do motor aumenta.


De olho na Qualidade


Quando se utiliza discos de baixa qualidade, a embreagem fica com folgas entre os discos e ao engatar as marchas começam a escapar, isso diminui muito a vida útil da embreagem e da sua moto.


Cabos de Comando


Quando se usa cabos de comando de baixa qualidade, o desgaste prematuro das coifas, capas e cabo de aço interferem diretamente na vida útil da embreagem e faz o piloto perder tempo com paradas para manutenção e ajustes do cabo.

Pense bem: Não é melhor escolher embreagens, discos e cabos de primeira linha ao invés de comprar o mais barato que vai te dar trabalho e fazer a moto ficar parada?

Então! Na hora de trocar sua embreagem e cabos, exija a marca da qualidade, exija Auroch – garantia total de satisfação.

Veja também: Por que as motos Off Road ainda são de rodas raiadas?


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