Como funciona o carburador da moto?
O carburador é responsável por misturar o ar e o combustível em uma proporção e quantidade certa para o motor funcionar com eficiência. Então assim, primeiramente, o ar aspira pelo pistão, passa em alta velocidade pelo difusor. Quando passa o ar pelo difusor, ele arrasta uma porção de combustível de um reservatório chamado “cuba”.
Quando se é acelerado, aciona a “borboleta”, que é instalado na base do carburador. Assim, quanto mais você acelera, mais é liberada a mistura necessária para o funcionado do motor. Nesse momento, uma bomba injeta uma quantidade de combustível da cuba diretamente pelo difusor.
Mas e se você não tiver acelerando? Como a moto se mantém ligado em ponto morto? Pois é, aí uma agulha de mistura controla a entrada de ar e combustível quando a borboleta está fechada.
O difusor também pode ser chamado de “venturi”, é nele que se cria o vácuo. Através do sistema de agulha e boia, a cuba mantém o nível correto de combustível.
Lembrando ainda que tem o afogador, a função dele é enriquecer a mistura de ar e combustível no momento da partida, principalmente em dias frios. Quando é puxado a alavanca, a válvula do afogador fecha e diminui o fluxo de ar na entrada do carburador, ou seja, as proporções são alteradas no momento da partida. Após o motor enriquecido, é importante empurrar a alavanca de volta e desligar o afogador. Caso não seja desligado, o consumo de combustível seja maior e ao longo prazo, seu motor será prejudicado.
Sempre procure um mecânico para troca e manutenção do carburador da sua moto. Ah, não se esqueça, adquira sempre o Caburardor Dominator, assim você garante o desempenho melhor e maior vida útil do seu motor.
Veja também: Você sabe como funciona o Pistão da sua moto?
E não esqueça de nos seguir nas redes sociais: