Saiba como calibrar o pneu corretamente
Você sabia que a calibragem garante a segurança do veículo, conforto para os passageiros e reduz o consumo de combustível? É muito importante a calibragem correta dos pneus e é por isso que vamos falar sobre isso agora.
Antes de qualquer coisa, todas a peças do carro ou moto devem ter a manutenção preventiva e com os pneus não é diferente. Pois se você roda por aí com pneus vazios ou até cheios demais, podem causar prejuízos. Aqui vão algumas dicas para calibrar o pneu corretamente:
A calibragem ideal depende de cada veículo, por isso verifique no manual de instruções, na parte interna da porta ou na tampa do tanque de combustível. A informação indica a regulagem de pressão para pneus dianteiros e traseiros, já que cada um tem necessidades diferentes e depende do tamanho do aro. Fique atento, se o carro tiver com porta-malas cheio e diversos ocupantes, pois a pressão deve aumentar.
Mas quando se deve calibrar? Bom, sempre fique de olho no estado do pneu, se estiver murcho, então aponta urgência na calibragem. Porém, às vezes, nem sempre é visível e, mesmo que as rodas pareçam estar com aparência perfeita, elas podem estar descalibradas. Então para evitar surpresas, é recomendável que realize o enchimento toda semana ou, a cada 15 dias, de preferência, com pneus frios, que tenha rodado menos de 3 km até o local do procedimento.
Não esqueça do estepe. Um imprevisto pode acontecer a qualquer momento, se precisar usar o estepe, ele precisa estar em perfeitas condições, inclusive a calibragem. Deve ser calibrado semanalmente ou quinzenalmente, com uma ou duas libras a mais que o indicado, já que ele ficará armazenado no porta-malas e pode esvaziar rapidamente.
Uma boa opção é calibrar os pneus com nitrogênio, um gás mais estável do que o ar comprimido, que não esquenta tanto e preserva o pneu por mais tempo. Ao fazer a calibragem com nitrogênio pela primeira vez, é preciso esvaziar todo o ar comprimido para encher com o gás.
Veja também: Macaco Garrafa ou Jacaré. Qual a diferença?
E não esqueça de nos seguir nas redes sociais: